Suécia empresta bicicletas para incentivar população a adotar transporte alternativo

Publicado em por

A cidade de Gotemburgo, na Suécia, encontrou uma maneira prática de incentivar os moradores a trocarem os carros por um meio de transporte alternativo. Um projeto, que já está em funcionamento, oferece gratuitamente bicicletas a quem promete deixar o automóvel na garagem por, pelo menos, três vezes na semana.

A alternativa ajuda a reduzir os gastos pessoais com transporte, seja ele individual ou coletivo, e ainda permite que as pessoas realmente sintam na pele como é se deslocar utilizando uma bicicleta. “Nós acreditamos que a bicicleta tem potencial para cumprir as necessidades de transporte da maior parte da população”, explicou Rickard Waern, gerente de projetos da Agência de Energia do Oeste da Suécia, em declaração ao site Co.Exist.

Assim como boa parte do mundo, a cidade sueca também enfrenta problemas estruturais. A cidade não foi planejada para os ciclistas, mas isso não deve ser um impedimento. “Esta questão pode ser mais uma barreira mental do que real. A maioria das pessoas pode, com uma bicicleta e um pouco de planejamento, fazer compras, levar os filhos à escola, ir trabalhar e muito mais”, acrescente Waern.

A primeira fase do projeto conta com a participação de 30 ciclistas com diferentes perfis. O intuito é mostrar bons exemplos com pessoas com vidas e necessidades de transporte distintas para incentivar os demais.

Sobre o período de experiência dos participantes, o responsável explica que não houve uma pesquisa sobre o tempo necessário para a mudança de hábitos, mas um semestre é considerado o período mínimo para alcançar um impacto duradouro.

Após os seis meses, os participantes que deixam o projeto têm a oportunidade de comprar uma bicicleta com desconto.

Fonte: Ciclo Vivo

Comentários encerrados.