Rio+20: Salve o Planeta Azul no Everest – Dia 1º de Maio.

Publicado em por

Salve o Planeta Azul!

Neste 1º de maio, Dia Internacional do Trabalho, nossa expedição ao topo do mundo ultrapassou os 5 mil metros de altitude. O esforço é grande, a aventura é desafiadora, mas nossa equipe comandada por Marlus Werneck segue firme na missão de levar ao Everest, o ponto mais alto do planeta, o nosso ideal de proteção à água do nosso lindo planeta azul.

“Hoje o frio apertou, fez -8°C à noite. Congelou tudo!  Fizemos a caminhada para o pico Nagarjum que fica a 5.060 m de altura. Foi bem dificil! Já falta bastante ar.” – diz Marlus. Nesta altitude, o ar fica cada vez mais rarefeito e respirar como fazemos, em atmosfera a nível do mar, se torna um desafio a mais.

“A pressão atmosférica já é a metade da do nível do mar assim como a quantidade de oxigênio. Amanha vamos a Lobuche, que fica a 4.900 m de altura.” complementa Marlus, enquanto sua equipe descansa para seguir mais um dia de trilhas. Nestas condições, passam a ser mais comuns sintomas como dor de cabeça, enjoo e falta de ar, por isso a aventura precisa de um time com bom preparo físico e experiência, como o de Marlus.

Entenda os efeitos da altitude

Quanto maior é a altitude, menor é a pressão atmosférica e mais rarefeito é o ar que respiramos. Com a altitude, também aparecem fatores como a queda de temperatura, em média 6,5 graus a cada 1.000 metros de altura, e o aumento na intensidade dos raios solares. Com estas condições mais severas, o funcionamento do organismo muda.

Quanto mais baixa a linha do gráfico, menos ar Marlus e a equipe da Missão Salve o Planeta Azul no Everest tem para respirar normalmente. Veja a comparação entre São Paulo, La Paz (Bolívia) e o Everest.

Impactos no corpo. Impactos no Everest. Impactos na Água do Planeta.

Da mesma forma que nosso organismo reage às mudanças do clima, o planeta também reage. O Everest é castigado, todos os anos, com o aquecimento global, impactando diretamente na oferta de água potável do planeta.

Quer entender melhor como isso funciona? Veja abaixo o nosso vídeo A água do Planeta!

 

Diário de Bordo

E não esqueça. Você pode acompanhar todos os passos desta aventura em nosso diário de bordo, atualizado constantemente com notícias enviadas por nossos aventureiros.

Rio+20: Salve o Planeta Azul no Everest – Primeiro Dia
Rio+20: Salve o Planeta Azul no Everest – 23/04
Rio+20: Salve o Planeta Azul no Everest – 26/04
Rio+20: Salve o Planeta Azul no Everest – 28/04
Rio+20: Salve o Planeta Azul no Everest – 30/04

Dr.Veit Produtos, Rio+20 e Missão Salve o Planeta Azul no Everest

A Missão Salve o Planeta Azul no Everest faz parte do conjunto de iniciativas da marca Dr.Veit Produtos, que também conta com o selo Salve o Planeta Azul e o apoio ao projeto Natal azul. Também faz parte das ações o apoio e participação da Dr.Veit Produtos no Fórum Empresarial Rio+20, o maior evento de Desenvolvimento Sustentável do Planeta, que reunirá chefes de Estado de todo o mundo para discutir novas práticas para o crescimento e conservação mútuos de nossa sociedade.

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *