Planejamento digital é arma em prol do sorriso perfeito

Publicado em por

Já é possível ter uma prévia de como ficará o sorriso depois de um tratamento de reabilitação oral. O planejamento digital é um recurso que ajuda o dentista a projetar como ficarão os dentes de um paciente.

Para isso, o profissional usa fotografias do rosto e do sorriso, que, em seguida, passam por softwares que detectam proporções e medidas do rosto. Esse recurso prevê, ainda, imperfeições, problemas gengivais e limitações de cada caso.

Após esta análise, são feitos dentes de cera, que são colocados no molde que o dentista fez junto com o paciente e dá uma prévia, em proporção real, de como ficará o sorriso. “O planejamento digital pode ser usado em diversos tratamentos estéticos, como facetas, coroas, próteses sobre dentes e implantes”, diz o cirurgião-dentista, Cristian Dunker, que trabalha com a técnica há dois anos.

Segundo o profissional, o que o paciente visualiza no computador é uma estimativa aproximada do resultado. “A análise digital ajuda no diagnóstico do caso, mas a cor, formato do dente, delineamento gengival somente são estabelecidos após o trabalho realizado”, afirma Dunker.

Mais do que uma forma de prever o sorriso, a análise digital deve ser vista como um passo do diagnóstico para reabilitações de casos complexos. “Normalmente, há mais de uma alternativa de tratamento e o paciente deve conhecê-las e optar, juntamente com o profissional, pela opção que mais lhe agrada”.

Caso

O dentista Cristian Dunker usou a técnica para tratar um paciente que não possuía os dentes incisivos laterais e não queria passar por um tratamento com aparelhos ortodônticos ou implantes. “O resultado foi alcançando após um clareamento dental e a confecção de seis facetas em resina, que mudaram a anatomia do sorriso do paciente e fecharam os diastemas (espaços entre os dentes)”.

Neste caso, foi preciso uma sessão de quatro horas para colocar as facetas e duas semanas para o planejamento. “Vale ressaltar que o tempo varia de acordo com o tratamento escolhido”, afirma Dunker.

Inspiração

É possível levar um sorriso de um famoso, como referência, para o profissional entender qual a expectativa do paciente, mas nem sempre é o melhor caminho. “Alguns pacientes possuem expectativas irreais. É comum restabelecer a estética conforme fotos antigas do próprio paciente. Isto é o que eu tenho prazer em fazer, desenvolver a identidade do sorriso da própria pessoa”, diz.

Fonte: Saúde Terra

Comentários encerrados.